segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jornalistas respondem sobre ética na profissão

 No período de 23 a 24 de novembro vai ser realizado no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o II Seminário de Jornalismo e Mídia Training do Oeste do Pará. O principal tema que será abordado durante o evento é a ética no jornalismo, com tendo como ápice do evento a palestra “Fronteiras da Cidadania”, com a jornalista da Rede Globo Cristina Serra.
Com o objetivo de fazer um panorama do atual cenário da ética na profissão em Santarém conversamos com jornalistas e fizemos alguns questionamentos sobre o assunto. Ao longo desses dias que antecedem o seminário publicaremos as entrevistas na integra. 

Marcos Santos - Editor responsável pelo Blog Quarto Poder, editor do Portal na Hora e dos jornais Tribuna do Tapajós e Folha de Santarém

Blog Semjor: Pra você. O que é ética no jornalismo?
Marcos Santos:  É o princípio básico para o bom desempenho da profissão. Com ética e responsabilidade, o jornalista comprometido com a verdade agirá sempre de maneira imparcial; não se corromperá e nem se deixará seduzir pelo dinheiro dos poderosos.

Blog Semjor: Como você pratica a ética no dia-a-dia na redação?
Marcos Santos:   Seguindo sempre meus princípios! Buscando sempre a verdade dos fatos e, sobretudo, respeitando os leitores.

Blog Semjor: Qual é o seu compromisso com a ética na prática do jornalismo?
Marcos Santos:  Meu envolvimento é total. Tenho compromisso com a verdade, doa em quem doer. Não me curvo aos interesses dos patrões, meu compromisso é com aquele que lê as minhas informações. Aos leitores, devo meus esforços para continuar trilhando o caminho da ética e da honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário