domingo, 4 de novembro de 2012

Márcia Andrade Lima, "ética no jornalismo é respeitar acima de tudo o telespectador, ouvinte, internauta enfim o meu público"


Marcia Andrade Lima - Jornalista do Sistema Tapajós de Comunicação


Blog Semjor: Pra você. O que é ética no jornalismo?
Márcia Andrade Lima: Ética no jornalismo é respeitar acima de tudo o telespectador, ouvinte, internauta enfim o meu público, (a população). O respeito começa na forma de falar e divulgar certos assuntos, exposição de imagens, tudo precisa ser avaliado, nada pode ser exposto aleatoriamente.
Ética no jornalismo também significa respeito com a pessoa ou empresa a qual o profissional esteja se dirigindo. Há certas situações que precisam e devem ser solicitadas as devidas permissões para divulgação de imagens ou mesmo informações.

Blog Semjor: Na sua opinião como os jornalistas deveriam se comportar para ter um
perfil ético dentro das redações jornalísticas?
 
Márcia Andrade Lima:  Assim como conceituei ética no jornalismo resumidamente com a palavra RESPEITO, assim defino que o profissional ético deve ser.
Deve respeitar a todos, seu trabalho deve ser pautado na verdade nada de invenções, para isso a utilização de fontes oficiais é indispensável.

Blog Semjor: Como você atua no dia-a-dia da redação para manter um perfil ético? 
Márcia Andrade Lima: Meu trabalho é baseado no respeito. Me porto de maneira isenta em situações que divergem dois lados e claro procuro ouvir os dois lados. Na hora de divulgar fotos procuro a família para pedir permissão. Imagens chocantes de acidentes ou algo parecido não são divulgadas a seco.

Blog Semjor: De que maneira as empresas de comunicação deveriam trabalhar, para a
sensibilização dos profissionais na questão ética?
 
Márcia Andrade Lima:  Para as empresas de Comunicação trabalharem a ética com seus profissionais é necessário agir com regras, estabelecer determinações que exijam ética, seguir padrões que exijam acima de tudo respeito.

Blog Semjor: Qual é o seu compromisso com a ética na prática do jornalismo? 
Márcia Andrade Lima: Meu compromisso com a ética está em seguir exatamente o que digo na resposta em que me pergunta como sou no meu dia-a-dia para manter um perfil ético. Respeitar o próximo e fazendo o minha parte o meu papel quanto profissional ético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário