O Projeto


INTRODUÇÃO

Na região Oeste paraense, é evidente o grande polo de informação existente. Só em Santarém, em média, 16 empresas de comunicação abastecem a cidade e a região, fazendo a interação jornalística local, nacional e internacional. A maioria dessas funciona de forma separada ou agrupada com o impresso, rádio, televisão, web e redes sociais, favorecendo a informação ao leitor. Em cidades como Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Oriximiná e outras, veículos de comunicação aparecem no ritmo do crescimento das cidades.

Com isso aumentou o interesse do profissionalismo dessa categoria em juntar a teoria com a prática. No ano de 2005, a direção das Faculdades Integradas do Tapajós-FIT implantou o primeiro curso relacionado à área. O curso de Gestão em Jornalismo. Em 2006 surgiu a primeira turma de graduação em Jornalismo na região Oeste, implantada pelo Instituto Esperança de Ensino Superior-IESPES e no segundo semestre do mesmo ano, iniciou a primeira turma de graduação em Jornalismo da FIT.
Em janeiro de 2010, o grito de “jornalismo de fato e de direito” ecoa no Tapajós, com a primeira turma de graduação do IESPES. Em 2011 é a vez da primeira turma da FIT. Em julho de 2011 iniciou a primeira turma de Jornalismo Científico de Santarém, pela Universidade Federal do Oeste do Pará, a Ufopa. Neste, um total de 24 alunos devem concluir o curso em fevereiro de 2013.

O mercado profissional é exigente, por isso a necessidade de contínua capacitação. Dentro do pacote de qualidade do profissional em Jornalismo, assim como em outras profissões, é necessário inserir o exercício permanente da ética. “Ser ético na profissão de jornalista é ser correto consigo mesmo como um direito e com os outros, como um dever” (René Drumont). A ética no trabalho jornalístico se traduz em esperança do público para a convivência num ambiente mais cidadão.
Com base nessa junção de valores, o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/Pa), em parceria com Agência Podium, realiza o II Seminário de Jornalismo e o I Mídia Training do Oeste do Pará, nos dias 23 e 24 de novembro de 2012. No evento vai ser empossada a 1ª Diretoria Regional do Sinjor, no Oeste do Pará.

JUSTIFICATIVA

Agrupar os profissionais do jornalismo para discutir o fazer jornalístico com ética, alinhado a um equilíbrio social, é fazer cidadania. Por isso, o tema do II Seminário de Jornalismo do Oeste do Pará vai colocar em discussão ÉTICA E JORNALISMO: FRONTEIRAS DA CIDADANIA.

Com o evento se pretende dar mais um passo para consolidar a organização da categoria e oferecer oportunidade de capacitação aos profissionais que atuam na região Oeste, além de oportunizar conhecimento de temáticas atuais.

O encontro vai oferecer oficinas de jornalismo impresso (A edição jornalística e suas implicações penais), web design (assessoria digital Web 2.0), telejornalismo, radiojornalismo, assessoria de imprensa, mídia training e reportagem (Cobertura jornalística de acidentes naturais) aos participantes, ministradas por jornalistas convidados.

A palestra de abertura será feita pelo presidente da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas -, Celso Shoreder e a temática do evento vai ter como palestrante a jornalista Cristina Serra, da TV Globo Brasília, que fará a exposição no encerramento do seminário.

Para atrair maior público, inserimos na programação o I Mídia Training do Oeste do Pará a ser realizado dia 24/11 pela manhã e tarde. Nessa atividade, o público estará restrito aos empresários. O treinamento estará voltado à prática e à teoria de como o dirigente empresarial deve lidar com as ferramentas midiáticas.
   
OBJETIVO GERAL

Fortalecer a base do profissional de jornalismo para assegurar um trabalho com ética, mostrando que esse é o caminho para a cidadania. E ainda, modificar o cenário da categoria na região Oeste do Pará, por meio da posse da primeira Diretoria Regional do Sinjor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Pontuar o trabalho ético do jornalismo na modificação social, por meio da experiência profissional de uma jornalista de renome nacional;
-Socializar com empresários as ferramentas midiáticas, no I Mídia Training do Oeste do Pará, mostrando aos participantes como elas podem ser facilitadoras no dia-a-dia de suas atividades.

-Capacitar jornalistas e acadêmicos de jornalismo nas oficinas de jornalismo impresso (A edição jornalística e suas implicações penais), web design, telejornalismo, radiojornalismo, assessoria de imprensa, mídia training e reportagem (Cobertura jornalística de acidentes naturais).

-Empossar a primeira diretoria regional do Sinjor, que vai atuar junto à categoria, no Oeste paraense.

PROMOÇÃO
Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará - SINJOR

ORGANIZAÇÃO
PODIUM EVENTOS E SERVIÇOS
J Ibanes V. da Encarnação Com. e Serv. ME – CNPJ. 11.663.148/0001-22
Insc. Est. 152979638 – Ins. Mun.5.4.37879 Av. Borges Leal, 338
Bairro Prainha– CEP 68.005-130-  Telefone (93) 3522 4907 / 9128-0609  Santarém - Pará
Contato: José Ibanês (joseibanes@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário