segunda-feira, 26 de novembro de 2012

II Seminário de jornalismo reúne profissionais da imprensa do Oeste do Pará



Por Carla Ninos

No primeiro dia de evento a mesa foi composta por representantes de Universidades, Celso Schröder presidente da Fenaj e Sheila Faro presidente do Sinjor/PA
O II Seminário de Jornalismo e Mídia Training do Oeste do Pará foi uma experiência muito enriquecedora para os profissionais da Imprensa da região. O seminário contou com uma maciça participação dos profissionais da região do Baixo Amazonas e Calha Norte, que dividiram suas experiências e suas dúvidas acerca, principalmente, dos direitos dos profissionais.

A presença do Celso Schröder, Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e Sheila Faro, Presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA), foram essenciais para a discussão sobre ética e, principalmente, para a discussão esclarecedora sobre a profissão (direitos, deveres, o papel do jornalista hoje), qualificação e sindicalização.

Participaram do seminário profissionais da imprensa de Santarém e região
Na primeira noite, o tema da palestra de Celso Schröder foi sobre “Que jornalistas a sociedade exige? Formação e Informação de qualidade”, onde falou sobre a regulamentação, cujo papel principal é criar regras, essenciais para que os radiodifusores não quebrem; as diferenças entre entretenimento e jornalismo, esclarecendo que a venda de jornais e anúncios e a ‘espetacularização’ não é jornalismo; enfatizou a importância do diploma, que não se trata apenas de uma graduação, mas, que tem um papel fundamental que é garantir à sociedade um trabalho de qualidade feito com responsabilidade. E se, a partir disso, vai-se ter um jornalista mais preparado e uma informação de qualidade, logo, o profissional precisa ser reconhecido como tal e, portanto, receber um salário digno.

Já a presença de Sheila Faro foi imprescindível, principalmente nos bastidores, uma vez que esclareceu e orientou os colegas da imprensa, com atenção aos que vieram de outros municípios, que apresentaram vários casos de ameaça e intimidação contra jornalistas. Tirou dúvidas sobre o processo e filiação ao sindicato dos Jornalistas e, diante da carência de Curso de Jornalismo no interior, o que impede a qualificação dos colegas que atuam na imprensa por toda a região, pensou juntamente com a Diretoria Regional do Sinjor/PA, empossada durante o evento, em alternativas para que estes profissionais possam se filiar ao Sinjor/PA de maneira prévia, para que, no exercício da profissão, possam ter seus direitos resguardados por um sindicato forte e representativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário