quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Albanira Coelho, “a atuação no jornalismo deve envolver princípios que se não trazemos de ‘berço’, buscamos no dia a dia, com a experiência”

Albanira Coelho - Analista de Comunicação Sênior

Blog Semjor: O que é ética no jornalismo?
Albanira Coelho: Primeiramente, vamos ao conceito do que é ética no nosso ordenamento social. “Ética vem do grego "ethos" que significa analogicamente "modo de ser" ou "caráter". Ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana”. Para ser aplicada ao jornalismo, é claro, assim como em todas as profissões, está atrelada às ações da pessoa no seu dia a dia, qualquer que seja esta ação. Por isso, é necessário um comportamento responsável de quem lida com as ferramentas midiáticas, lembrando que o caráter da pessoa vai refletir na vida pessoal, no seu local de trabalho e em tudo que produz. Em suma, ética no jornalismo está extremamente relacionada às ações, ao caráter do jornalista. Afinal, é dele, primeiramente como ser humano, de onde sai todas as ações para serem emitidas aos leitores, expectadores e ouvintes. Se o trabalho que o profissional realiza é carregado de más intenções, foge da ética, da moral, agride, machuca, este é antiético. É necessário termos ciência da "arma" que o jornalismo representa na sociedade. Ele é capaz de construir, mas também de destruir vidas. O freio para isso tudo é a aplicação da ética para que o bem mais precioso do jornalismo, que é a informação, seja cercado de cuidados e tenha como base a informação objetiva e de interesse público.

Blog Semjor: Como você pratica a ética no dia-a-dia na redação?
Albanira Coelho: Policiando meu comportamento como um ser comum a todos os outros. O fato de ter o poder de emitir uma informação por meio de um veículo oficial, que atinge um número maior ou específico de receptores, não significa que sou melhor que ninguém. Na hora de exercer a profissão, é preciso aplicar a ética nas ações diárias, na relação com os colegas, na relação com os protagonistas que farão parte do texto jornalístico a ser elaborado. A diferença entre o jornalista e o entrevistado é que um está do lado oposto do outro, nada mais que isso. São pessoas que têm como fundamento a igualdade, capazes de superar obstáculos, mas também de perder o controle e cometer atos ilícitos.  Outro fator importante é a troca de ideias com os colegas que atuam no dia a dia de sua profissão, principalmente sobre temas que amanhã serão manchetes. É nesse ponto que a humildade se sobressai aos nossos momentos de arrogância, como seres humanos, e reforça a lembrança de que somos eternos aprendizes.    

Blog Semjor: Qual é o seu compromisso com a ética na prática do jornalismo? 
Albanira Coelho: Temos que nos cercar de cuidados com nossas ações, excluindo os momentos que nos faz pensar que podemos resolver os problemas sociais, sozinhos. A atuação no jornalismo deve envolver princípios que se não trazemos de “berço”, buscamos no dia a dia, com a experiência, com as relações humanas, com o fato de saber que precisamos um do outro e de outras áreas para que nossa profissão alcance seu objetivo. Somos pessoas falhas, mas passiveis de correção. Como a ética é um bem que envolve o comportamento, deve estar inserida em nossa personalidade desde a infância, mas precisa de aperfeiçoamento e isso é possível quando aplicada às nossas ações diárias, inclusive na prática jornalística, abrindo mão de conceitos previamente formados, dando abertura a novos conceitos que se criam a partir do contato com a informação a ser publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário