terça-feira, 6 de novembro de 2012

Edilberto Sena, "dentro redação o jornalista ético não aceita ficar submisso aos interesses do patrão"

Edilberto Sena - diretor da Rádio Rural de Santarém

Blog Semjor: Pra você. O que é ética no jornalismo?
Edilberto Sena: Ética no jornalismo - para mim não há ética do jornalismo, do médico e de quem mais. O que há é ÉTICA no jornalismo como perguntaram. A ética é universal e todo comportamento humano, individual, ou coletivo é ético ou anti ético. Não existe aético, portanto ética no jornalismo é o jornalismo regido por valores de respeito à verdade, à dignidade humana e objetividade na produção da informação.
Blog Semjor: Na sua opinião como os jornalistas deveriam se comportar para ter um perfil ético dentro das redações jornalísticas?
Edilberto Sena: Dentro da sala de redação o jornalista ético não aceita ficar submisso aos interesses do patão, ou de quem o financia. Ao aceitar o cargo ele negocia logo a independência diante dos compromissos do patrão que escapem dos valores éticos.

Blog Semjor: Como você atua no dia-a-dia da redação para manter um perfil ético?
Edilberto Sena: Certa vez uma pessoa de minha intimidade cometeu um erro grave junto com outras pessoas. Foram todos pegos pela justiça e levados ao presídio. Como eu era chefe de jornalismo de nossa empresa o repórter ficou incomodado ao divulgar a informação e me perguntou o que faria sobre o nome da pessoa de minha intimidade, se divulgava ou não. Perguntei se ele ia divulgar os outros nomes, ele disse que sim. Então lhe disse que divulgasse também minha pessoa amiga, pois não era justo omitir. Um pouco preocupado com possíveis retaliações a posteriori ele divulgou o nome. Não pude fazer nada, pois a ética me exigia coerência.
Blog Semjor: De que maneira as empresas de comunicação deveriam trabalhar, para a sensibilização dos profissionais na questão ética?
Edilberto Sena: dando o bom exemplo na prática da ética dentro da empresa;

Blog Semjor: Qual é o seu compromisso com a ética na prática do jornalismo?
Edilberto Sena: Meu compromisso é conhecer os princípios da ética e ser fiel a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário