sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Milton Mauer, "a consciência é o monitor que exerce a maior força nas decisões éticas"


Milton Mauer Coordenador do curso de Jornalismo do IESPES

Como a ética é teórica, e a moral ligada à práxis imediata, devo ficar no campo da filosofia moral, que vem a ser a ética. A "bagunça" entre estes dois termos é conceitualmente quase inevitável. Para começo de conversa, a ética sempre está ligada à condição de termos que  constantemente fazer decisões em nossa vida. Paradoxalmente somos "escravos da liberdade". Sem a liberdade "não existe uma qualificação ética da ação."  Quando se faz um exame crítico de um fato isolado, este exame crítico é a ética.

E esta ética deve se fazer presente em todas as áreas da vida. Não importa em que profissão se esteja. Seria tão mais simples se todas as coisas fossem prescritas e determinadas. Não precisaríamos escolher e decidir. Com a liberdade precisamos ser criativos para "lutar por tudo que é bom e que promove a vida." Não é sempre que a nossa escolha estará apenas entre o bom e o excelente, mas precisa, "muitas vezes, ser entre o mau e o menos mau." Neste sentido, alguns jornalistas se sujeitam a trabalhar em empresa de um político ficha suja, pois mau seria passar fome.
De modo particular assumo uma postura ética que hierarquiza valores. Há momentos na vida nas quais se fazem necessários suspender certos valores, para preservar valores maiores, isso tudo sempre em dado contexto. A consciência é o monitor que exerce a maior força nas decisões éticas. De tão severa, minha consciência me faria ter sentimento de reprovação e de mal estar em mim se eu não tivesse estudado para a profissão de jornalista e se me apresentasse como tal. Para o começo e fim de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário